Trabalhar depois de se aposentar: quais as regras?

Descubra se é possível trabalhar depois de se aposentar e não perder o benefício. Nem todos os tipos de aposentadoria permitem o regresso ao trabalho. Aposentados por invalidez e aposentados especiais podem ter o benefício suspenso caso voltem a trabalhar com as mesmas atividades. Já os aposentados por idade ou tempo de contribuição podem trabalhar normalmente e continuar recebendo a aposentadoria, além de terem todos os direitos trabalhistas assegurados. Saiba mais sobre as regras para trabalhar depois da aposentadoria.

Uma realidade que assombra os aposentados é justamente o tempo ocioso. A busca por outro trabalho, seja para manter a vida proativa ou para complementar a renda familiar, continua para aqueles que se aposentam no Brasil. Uma dúvida assombra os aposentados: posso perder meu benefício se eu estiver trabalhando? A resposta para essa pergunta é, sim, porém não para todos os aposentados.

Porém, não são todos os tipos de aposentadoria que permitem o regresso ao trabalho sem perderem o benefício. Podemos exemplificar o tipo de aposentadoria por invalidez. Se o beneficiário for aposentado por invalides e retornar ao mercado de trabalho, poderá ter o benefício cortado. O corte acontece, por pressupor que o aposentado não pode mais realizar uma atividade labora remunerada.

No caso da aposentadoria especial também há uma restrição. Os trabalhadores que se aposentaram em razão da aposentadoria especial. Mediante o contato com produtos nocivos à saúde — há algumas barreiras acerca do trabalho. Os mesmos até podem voltarem a trabalhar — mas não com os mesmos produtos de antes. Caso eles retornem ao trabalho sob os mesmos critérios anteriores. A lei permite o cancelamento da aposentadoria. Portanto, somente os trabalhadores que se aposentaram por idade ou contribuição pode conseguirem outros empregos mesmo já estando aposentados.

Se o aposentado voltar ao mercado de trabalho, ele continua tendo seus direitos respeitados pela lei, possuindo sua carteira assinada, receber o FGTS, 13° salário, férias remuneradas e pagamento extra em caso de horas adicionais de serviço. Portanto, o trabalhador aposentado que retornou ao trabalho é como qualquer outro trabalhador. A diferença que receberá fixo além do seu salário como funcionário — a aposentadoria. Que pode ser de 01 salário ou mais — dependendo da sua carreira profissional. Como alguns servidores públicos que se aposentam recebendo valores superiores a R$ 7 mil. E por fim — todos os direitos adicionais dos outros funcionários o aposentado também deve ter. Portanto, caso o aposentado não esteja nos requisitos gerais da aposentadoria, não poderão retornar ao trabalho. Caso contrário, terão o benefício suspenso.

Ir para o início