Benefícios previdenciários: o que você precisa saber
Em 2024, as exigências para se aposentar pelo INSS ficarão mais rígidas devido à Reforma da Previdência Social, que instituiu regras de transição cada vez mais restritivas ao longo do tempo.
Revisão da vida toda do INSS: quem se beneficia?
A revisão da vida toda do INSS é um direito que permite corrigir a aposentadoria. Se você precisa fechar as contas neste início do ano, saiba que existe essa possibilidade de obter um dinheiro que você nem sabia que existia.
Calculadora de aposentadoria
O GLOBO criou uma calculadora que mostra as várias maneiras de se aposentar de acordo com o tempo de contribuição, idade atual e gênero de cada trabalhador. São até cinco regras possíveis de transição. A calculadora oferece o tempo que falta para se aposentar e o valor do benefício em cada modalidade, além de indicar a regra que proporciona um ganho maior ou permite a aposentadoria em menos tempo.
Regras de transição em 2024
Para quem começou a trabalhar depois de novembro de 2019, é necessário atender aos novos requisitos para se aposentar: idade mínima de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens, além de tempo de contribuição de 30 anos para mulheres e 35 anos para homens.
Porém, para quem já estava no mercado de trabalho quando a Reforma da Previdência foi aprovada, existem até cinco regras de transição. Duas delas, o sistema de pontos e a idade mínima progressiva, têm exigências cada vez mais rígidas a cada ano que passa.
Sistema de pontos
No sistema de pontos, cada ano de recolhimento ao INSS corresponde a um ponto, e cada ano a mais de idade vale outro ponto. Em 2024, serão necessários 91 pontos para as mulheres e 101 pontos para os homens. Esses patamares avançam anualmente até chegar ao limite de 105 pontos para os homens em 2028 e 100 pontos para as mulheres em 2033.
Idade mínima progressiva
A idade mínima progressiva também passará por alterações em 2024. Para as mulheres, a idade mínima para se aposentar sobe para 58 anos e 6 meses, e para os homens, sobe para 63 anos e 6 meses. A exigência aumenta a cada ano, chegando a 62 anos para mulheres em 2031 e 65 anos para homens em 2027.
Pensão e acúmulo com aposentadoria
A Reforma da Previdência estabeleceu redutores para o acúmulo de aposentadoria com pensão e reduziu o valor pago por dependente. A calculadora da pensão do GLOBO permite simular o valor a ser recebido em caso de falecimento do cônjuge, considerando as novas regras para esse benefício.
Outras regras
Além das regras mencionadas, existem outras opções de aposentadoria, como a regra do pedágio, que exige um tempo maior de contribuição em relação ao que faltava para se aposentar quando a Reforma da Previdência foi promulgada. Há também a regra de aposentadoria por idade, que exige um mínimo de 15 anos de contribuição.
Regras para servidores públicos e professores
A Reforma da Previdência também afeta os servidores públicos e os professores, que têm suas próprias regras de transição. A calculadora do GLOBO faz simulações sobre o tempo de aposentadoria para essas categorias.
Fonte: Inteliprev