Benefício de Prestação Continuada (BPC): o que é e como solicitar

Saiba tudo sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC), um salário mínimo mensal concedido a idosos com mais de 65 anos ou pessoas com deficiência. Descubra como solicitar o benefício, os requisitos necessários e a possibilidade do pagamento do 13º salário através do PL 2348/2022. Saiba também como consultar a lista de beneficiários e os pagamentos mensais do BPC, além de receber descontos na tarifa de energia elétrica. Aprenda a solicitar o benefício pelo aplicativo ou site do MEU INSS.

O Benefício de Prestação Continuada (BPC), previsto na Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, é a garantia de um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade.

Embora seja pago pelo o INSS, o BPC não é uma aposentadoria e sim um benefício de assistência social. Ele é é uma opção para quem nunca contribuiu junto à Previdência Social.

Segundo as regras, o BPC não dá o direito ao pagamento do 13º salário. Existe um Projeto de Lei (PL) que prevê o pagamento do abono salarial para a categoria. Trata-se do PL 2348/2022, mas que ainda não passou por votação no Congresso. Portanto, enquanto a proposta estiver em tramitação, ainda é possível manter as esperanças da liberação desse abono extra.

Para ter direito ao BPC é preciso cumprir os seguintes requisitos:

Assim, a lista de beneficiários e os pagamentos mensais do BPC estão disponíveis para consulta por meio do Portal da Transparência, em “Benefícios ao Cidadão”. O BPC também terá direito de receber descontos nas tarifas de energia elétrica, pela Tarifa Social de Energia.

Para pedir o benefício basta acessar o aplicativo do MEU INSS, que está disponível para Android e IOS, ou o site do MEU INSS. Não é necessário se deslocar a uma agência do INSS para pedir o benefício.

Ir para o início