Benefício de Prestação Continuada (BPC)

Saiba mais sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC), destinado a idosos e pessoas com deficiência. Conheça os requisitos para a aprovação do benefício e a importância da atualização do CadÚnico para sua manutenção, evitando a suspensão do BPC. Saiba como atualizar o cadastro e onde obter mais informações.

Benefício de Prestação Continuada (BPC)

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é destinado a idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência de qualquer idade. Os requisitos para a aprovação do benefício são: para as pessoas com deficiência a constatação da incapacidade de longo prazo, e para todos os casos a comprovação da condição de baixa renda, ter o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) atualizado.

Atualização do CadÚnico

Se você já recebe o BPC, deverá ficar atento para o recadastramento do CadÚnico, que deve ser atualizado a cada dois anos para a manutenção do benefício, ou sempre que houver alteração no grupo familiar, como mudança de endereço, da renda ou de integrante da família. Não atualizar o cadastro pode gerar a suspensão do BPC.

O responsável familiar que precisa alterar os dados deve se dirigir a um posto de atendimento do Cadastro Único ou Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo. É importante levar os documentos de todas as pessoas da família, principalmente os CPFs, e estar com um comprovante de residência, preferencialmente a conta de luz.

Para mais informações sobre o CadÚnico, acesse a página do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS): https://www.gov.br/mds/pt-br/acoes-e-programas/cadastro-unico

Ir para o início